quarta-feira, 26 de junho de 2013

[Ciranda de blogs - Junho/2013] O povo Búfalo!


Esse post faz parte da Ciranda de blogs (Mais informações), ele é a primeira parte da participação do blog esse mês, a segunda parte sai ainda essa semana com os Golems de queijo!


O povo búfalo (ou Buffalo Riders), são um povo que vive em uma grande área pantanosa/alagada do continente. Na região onde eles moram não há estradas. Rodas se quebram, bois atolam, cavalos não passam. O único meio de transporte decente nessa região são búfalos, os únicos animais que não atolam na lama. Os membros do povo búfalo são excelentes ao lidar com búfalos e a vida dos mesmos gira em torno dos búfalos. A principal fonte de renda da região é a exportação de queijo de búfala, muito apreciado em todo o reinado. Eles têm nos búfalos animais de estimação, montaria, animais de guerra e, claro, fonte de alimento (carne e laticínios) e matéria prima (couro e ossos). 



Em combate, eles são temidos (imagine um animal mais forte que um touro correndo em sua direção, imagine um vaqueiro que em vez de se equilibrar precariamente em um touro maltratado, controla plenamente sua montaria). Suas armas principais são arcos e flechas ou boleadeiras, de onde atacam à distância de cima do lombo de seus búfalos. Lanças feitas com chifres de búfalos são suas armas secundárias.

Suas moradas são em palafitas ou em tesos (regiões aterradas por eles) ou planícies mais secas aqui ou acolá no meio do pântano. Costumam ser feitas de palha, madeira e/ou barro. Um crânio de búfalo com longos chifres repousa em cima da porta de cada casa.

Além de carne e laticínios de búfalo, costumam sobreviver de pesca de peixes e crustáceos, frutas, folhas e raízes de plantas locais, além de insetos (principalmente larvas) e moluscos.

Além dos búfalos, barcos pequenos singram as partes mais alagadas da região pantanosa.

Idéias opcionais:

  • Há lendas de que alguns membros do povo búfalo são capazes de se transformar em búfalos (Há quem diga que todos são capazes disso, mas não costumam fazer diante de forasteiros. Isso faz com que alguns achem que todos os búfalos utilizados por eles são metamorfos e que eles são canibais, comendo os de sua própria raça quando estão com fome. Mas isso provavelmente são só boatos infundados criados por quem não entende os costumes deles. Não é?).
  •  Há quem diga que seus feiticeiros detém o segredo da construção de golens de queijo.


  •  Religião: Pouco se sabe sobre sua cultura e religião. aparentemente eles adoram um deus-rato, que teria lhes dado o conhecimento de como fazer o queijo a partir do leite de búfala. Mas há quem diga que eles adoram um deus-queijo ou algo do gênero.

Template: 

Nem todos no povo búfalo são particularmente talentosos, mas muitos o são. a frequência na população em termos de nível de talento lá seria: 1 > 2 > 0 > 3 > 4. Esse talento representa um tanto de habilidades inatas, mas também representa a cultura e educação deles. Um membro do povo búfalo nascido e criado longe de sua gente não apresentará este talento, podendo apresentar, em vez dele, os talentos "explorador" ou "companheiro animal" ou outro talento similar.

Talento: Povo búfalo (homem).
Furtividade
Camuflagem
Cavalgar (Búfalos)
Sobrevivência (Pântanos, manguezais e similares)
Naturalista
Pescaria


Talento: Povo búfalo (mulher).
Adestramento de animais (Búfalos)
Veterinária (Búfalos)
Cavalgar (Búfalos)
Sobrevivência (Pântanos, manguezais e similares)
Naturalista
Pescaria

Essa distinção não é cravada na rocha, representando uma tendência geral. O povo búfalo não é sexista e não impõe que homens saiam à guerra e mulheres cuidem da casa, achando mais eficiente que cada um faça o que se sente mais apto a fazer. Há lideranças femininas conhecidas em batalha, bem como conhecidos veterinários homens. Você pode considerar Adestramento, Camuflagem, Furtividade e veterinária como elementos intercambiáveis dentro do talento (Escolha quaisquer duas entre essas perícias)

Talento: Povo búfalo (genérico). 5/nível
Escolha dois entre:
Camuflagem
Furtividade
Adestramento de animais (Búfalos)
Veterinária (Búfalos)

Esses quatro são fixos:
Cavalgar (Búfalos)
Sobrevivência (Pântanos, manguezais e similares)
Naturalista
Pescaria

Bônus de reação: Búfalos e membros do povo búfalo.

Há membros com aptidão mágica no povo búfalo. Eles costumam ser chamados de feiticeiros e sabem magias de águaanimais (em geral focado em búfalos)comida (em geral focado em queijos)queijo, além de fogo (pré-requisito para algumas magias de comida e queijo) e cura. Alguns apresentam um talento mais pronunciado em uma destas escolas de magia.

Qualidade:  Empatia com búfalos: Todos os membros desse povo possuem uma ligação muito forte com essa espécie de animais. Essa qualidade dá todos os benefícios de empatia com animais, com um bônus de 2 no teste de IQ e influência, mas só com búfalos. Essa qualidade dá uma empatia limitada com outros animais bovinos (-2 nos testes de IQ e influência) e não afeta nenhum outro tipo de animal. Caso além dessa qualidade o personagem tenha a vantagem empatia com animais, adicione 2 no bônus com búfalos e aumente a influência com bovinos para 2 (e adquira a reputação adequada entre os membros do povo búfalo e/ou talento do povo búfalo em um nível 3 ou 4). Lembrando que não há outros bovinos nas terra do povo búfalo, então esse efeito secundário só costuma atuar quando estão longe de suas terras (onde também não costumam haver búfalos, além dos que eles estiverem montando).

Eles costumam ser fortes e saudáveis. HT12 e ST12 são comuns entre eles, mesmo entre mulheres. HT e ST 10 são incomuns e inferiores a isso são bem raros entre membros adultos desse povo (crianças tão frágeis, que gerariam tais adultos débeis, além de raras, não costumam chegar à fase adulta).

A inteligência também é um fator importante nesse ambiente inóspito, de modo que IQ abaixo de 10 também é muito rara. Apesar disso, eles não são particularmente geniais, de modo que  abundância relativa de IQ igual ou maior que 10  na população segue a curva padrão para humanos.

Por fim, um povo que cavalga búfalos não pode ser um povo de desastrados, de modo que valores DX inferiores a 10 também são incomuns, DX11 sendo relativamente comum. Um valor negativo de DX, entretanto, pode ser compensado por talento e algum treinamento, de modo que dos atributos é o menos incomum de ser encontrado em valores inferiores a 10 (mas ainda é incomum).

Perícias e técnicas comuns:
Cavalgar (búfalos)
Arco
Técnica difícil: Buffalo Archery (Arco-4)
Boleadeira
Lança
Laço/Reata
Camuflagem
Furtividade
Adestramento de animais (búfalos)
Veterinária (Búfalos)
Sobrevivência (Pântanos, manguezais e similares)
Naturalista
Pescaria
Remo/vela
Navegação
Natação
Técnica difícil: Life Saving (Natação-5)
Perícia profissional (Fazedor de queijo e laticínios)
Escalar (árvores e cipós)
Cuidados domésticos
Armeiro/NT0
Ferramentista
Carpinteiro


Feito por: Leonardo Ribeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário